Respondi um e-mail a uma pessoa que disse estar em conflito, pois se sentia bem indo na Assembléia de Deus, mas que amava Maria e pediu ajuda para entender e tomar uma decisão. Segue abaixo minha resposta a ela, que fiz com muito temor a Deus e oração. Sei que passaremos por pessoas assim, então, creio que vale a pena termos essa resposta guardada, caso apareça caso similar. Deus dará sabedoria para usá-la.
Marilene, bom dia.
Graça e paz.
Esse é um assunto muito controverso e por mais que eu coloque meus conhecimentos bíblicos, você não entenderá, a menos que realmente ame a Deus e abra o seu coração para Ele. Que o Espírito Santo possa falar ao seu coração, dando-lhe entendimento.
Maria de Nazaré era uma serva de Deus espetacular!!! Ela tinha vários atributos que a qualificavam para ser a mãe de Jesus. Ela era da tribo de Judá, descendente de Davi, fiel a Deus e era virgem. Aceitou a vontade de Deus em sua vida, mesmo sabendo que poderia ser apedrejada por adultério. É alguém para se admirar.
O que as pessoas não entendem, Marilene, é que a Maria da bíblia, essa serva exemplar, nada tem a haver com a Maria da religião católica. A Maria da igreja católica não é colocada como serva, mas como mãe de Deus. Pegue a sua bíblia e vamos estudá-la. Abra-a no evangelho de Lucas, capítulo 1, a partir do versículo 26, diz assim:
26 No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,
27 a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria.
28 Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.
29 Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação.
30 O anjo disse-lhe: Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus.
31 Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus.
32 Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó,
33 e o seu reino não terá fim.
34 Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, pois não conheço homem?
35 Respondeu-lhe o anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus.
36 Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril,
37 porque a Deus nenhuma coisa é impossível.
38 Então disse Maria: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo afastou-se dela.
Você consegue perceber que Maria no versículo 38 se coloca como serva de Deus?
Vamos ver os versículo 46 a 50 desse mesmo capitulo, o que Maria diz:
46 E Maria disse: Minha alma glorifica ao Senhor,
47 meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador,
48 porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações,
49 porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo.
50 Sua misericórdia se estende, de geração em geração, sobre os que o temem.
Que coisa linda!!! Essa é a Maria da bíblia!!! No versículo 47 ela diz que Deus é o Salvador dela e no 48 ela diz ser uma "pobre serva" de Deus. E revela que todas as gerações a chamaria de bem-aventurada (bem-aventurada é a mesma coisa que muito feliz).
Vamos ver mais algumas coisas. Vamos para o evangelho de João no capítulo 1, diz assim:
1 ¶ No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus.
2 Ele estava no princípio junto de Deus.
3 Tudo foi feito por ele, e sem ele nada foi feito.
4 Nele havia a vida, e a vida era a luz dos homens.
5 ¶ A luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.
6 Houve um homem, enviado por Deus, que se chamava João.
7 Este veio como testemunha, para dar testemunho da luz, a fim de que todos cressem por meio dele.
8 Não era ele a luz, mas veio para dar testemunho da luz.
9 {O Verbo} era a verdadeira luz que, vindo ao mundo, ilumina todo homem.
10 Estava no mundo e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o reconheceu.
11 Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam.
12 Mas a todos aqueles que o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus,
13 os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas sim de Deus.
14 E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória, a glória que o Filho único recebe do seu Pai, cheio de graça e de verdade.
15 ¶ João dá testemunho dele, e exclama: Eis aquele de quem eu disse: O que vem depois de mim é maior do que eu, porque existia antes de mim.
Você entende que essa passagem está falando de Jesus, não é verdade? O que a igreja católica ofusca é que antes de Maria existir, Jesus já existia. Jesus não se tornou Filho de Deus, por nascer de Maria. Jesus faz parte da Trindade, ou seja, Ele é eterno, sempre existiu. No versículo 15, João Batista afirma que Jesus existia antes dele. Nos primeiros versículos diz que todas as coisas foram feitas por Jesus Cristo. No credo apostólico, que vocês repetem em todas as missas, confessam: "Em Jesus Cristo, seu Único Filho, nosso Senhor, o qual foi concebido da virgem Maria"
Infelizmente, a igreja católica não mostra o plano de salvação. Não conheço um católico que saiba o plano de salvação de Deus. Pois se soubessem, entenderiam. No versículo 14 diz que o Verbo (Jesus) se fez carne e habitou entre nós. Por que Jesus teve que se fazer carne? Você sabe? Quem explica isso é o apóstolo Paulo. Abra sua bíblia em Romanos 5
8 Mas eis aqui uma prova brilhante de amor de Deus por nós: quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós.
9 Portanto, muito mais agora, que estamos justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.
10 Se, quando éramos ainda inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, com muito mais razão, estando já reconciliados, seremos salvos por sua vida.
11 Ainda mais: nós nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por quem desde agora temos recebido a reconciliação!
12 Por isso, como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim a morte passou a todo o gênero humano, porque todos pecaram...
13 De fato, até a lei o mal estava no mundo. Mas o mal não é imputado quando não há lei.
14 No entanto, desde Adão até Moisés reinou a morte, mesmo sobre aqueles que não pecaram à imitação da transgressão de Adão {o qual é figura do que havia de vir}.
15 Mas, com o dom gratuito, não se dá o mesmo que com a falta. Pois se a falta de um só causou a morte de todos os outros, com muito mais razão o dom de Deus e o benefício da graça obtida por um só homem, Jesus Cristo, foram concedidos copiosamente a todos.
16 Nem aconteceu com o dom o mesmo que com as conseqüências do pecado de um só: a falta de um só teve por conseqüência um veredicto de condenação, ao passo que, depois de muitas ofensas, o dom da graça atrai um juízo de justificação.
17 Se pelo pecado de um só homem reinou a morte {por esse único homem}, muito mais aqueles que receberam a abundância da graça e o dom da justiça reinarão na vida por um só, que é Jesus Cristo!
18 Portanto, como pelo pecado de um só a condenação se estendeu a todos os homens, assim por um único ato de justiça recebem todos os homens a justificação que dá a vida.
19 Assim como pela desobediência de um só homem foram todos constituídos pecadores, assim pela obediência de um só todos se tornarão justos.
20 Sobreveio a lei para que abundasse o pecado. Mas onde abundou o pecado, superabundou a graça.
21 Assim como o pecado reinou para a morte, assim também a graça reinaria pela justiça para a vida eterna, por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor.
Jesus Cristo precisava nos salvar do poder do pecado. Pecado esse introduzido por Adão, o problema é que todos pecaram e estavam sob condenação, inclusive Maria. Só um ser humano poderia mudar essa história, mas nenhum ser humano poderia, pois todos nós já nascemos com o pecado original (por isso que vocês batizam crianças, com medo de morrerem pagãos). Jesus Cristo é Deus, então Ele nasceu de Maria, mas ela não teve relações sexuais com ninguém antes de Jesus nascer, para não ter dúvidas que Jesus era o Filho de Deus. Maria foi o canal usado para que o Verbo se fizesse carne e pudesse pagar o preço de nossos pecados. E, Maria, colocando-se na posição de serva entendeu e aceitou isso, assim como José aceitou a situação porque entendeu que era Deus quem estava usando Maria.
Marilene, nós sabemos da importância de um assunto para Deus, pela quantidade de vezes que esse assunto é tratado na bíblia. Existem apenas 8 passagens que falam de Maria. Ela foi mãe de Jesus, o homem, mas nunca poderia ser mãe de Deus. Pois, se ela fosse mãe de Deus, ela seria superior a Deus!
Não concordo que alguns evangélicos tratam Maria como uma qualquer, devemos chamá-la de bem-aventurada e tê-la como um exemplo de serva de Deus. Mas, não podemos colocá-la acima de Deus. Então tratá-la como Senhora não só está errado, como é afronta.
Você deve decidir a quem irá amar.
Amar a Deus significa que entregará sua vida a Jesus Cristo e seguirá seus mandamentos e entenderá que Maria foi uma serva de Deus como você pode ser (não se assuste com essa minha afirmação). Maria carregou Jesus 9 meses, mas nós podemos carregá-Lo por toda nossa vida. Ele disse em Apocalipse 3:20: "Eis que estou a porta e bato, se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei..."
Ou você pode amar a Maria da religião católica e continuar com esse peso em você e seguir longe do que Deus tem para você. A escolha é sua.
Eu era católico como você, fui coroinha. Mas há 23 anos atrás entreguei minha vida a Jesus Cristo e O aceitei como meu Único Senhor e Salvador, pois Ele é Deus (em João 10:30, Jesus diz: "Eu e o Pai somos um". Essa história que não existe filho sem mãe é um argumento da religião católica. Jesus é Deus e ele pode fazer das pedras surgir pessoas (em Mateu 3:9, Jesus diz: "E não presumais, de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que, mesmo destas pedras, Deus pode suscitar filhos a Abraão."
Eu teria muito mais para falar e ensiná-la, mas isso não irá convencê-la se você não quiser ser serva de Deus, como Maria foi.
Marilene, você quer aceitar a Jesus Cristo como seu único e suficiente salvador? Se sim, eu quero ajudá-la na sua nova caminhada. Deus te abençoe.
Luiz Fernando
quinta-feira, 27 de novembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário